sexta-feira, 16 de julho de 2010

Futebol, Política e religião...

Há um ditador popular que é dito e repetido varias vezes na sociedade popular: “Futebol, política e religião não se discutem.” Bem, só uma coisa digo a respeito disso: Como não discutir temas importantes para a vida social e pessoal, se é discutindo que se aprimora a prática de evolução de conceitos e opiniões e que se chega a um entendimento mutuo que leva a uma melhora dos temas abordados? E mais: Existe um ano melhor do que esse para tratar destes assuntos, já que é época de eleição, e acabou de se findar mais um versão da copa do mundo? Sabemos que uma discussão é feita com base em pontos de vista e cujo objetivo é convencer o outro que a sua visão é verdadeira.
Bem, há um verdadeiro movimento filosófico que se espalhou pelo senso comum e derivada do pragmatismo que diz que a verdade é relativa ou a grosso modo, que a verdade geral não existe. Sobretudo, o que essas pessoas querem mesmo é falar que no plano moral, ético, político, filosófico e artístico não existe uma verdade, que a verdade é minha opinião. O problema é que a verdade é verdade e sempre existe e a negação dela em uma área da vida, implica a sua negação em todas as áreas... Então vejamos alguns casos: Fulano usa uma blusa azul, mas Maria, que não é daltônica, me diz que a blusa de fulano é vermelha. Ora bolas, as duas afirmações não podem ser verdadeiras, afinal ou a blusa é azul ou é vermelha! Agora, coisa fica mais feia, se incluirmos na equação, conteúdo moral, ético ou religioso. Vamos a velha e intrigante discussão entre os ateístas e os teistas: Ou Deus existe, ou não existe! É claro que são pontos de vista diferentes, e em uma discussão como essa seria muito difícil convencer os dois lados, mas não se pode admitir nunca, que alguém fale que não adianta discutir por que a verdade é relativa, e os dois sabem da verdade... Isto é um absurdo lógico! É como dizer 1+2=5... Ora pois, se é algo assim tão absurdo, por que as pessoas pensam assim? Isso é algo que vou procurar trabalhar ate o final do artigo.
Bem, primeiramente deixarei bem claro, que pontos de vista não se constituem necessariamente como verdade, mas ponto de vista é ponto de vista e deve ser respeitado sempre, não se deve atacar alguém pessoalmente por causa de suas idéias, deve sempre valer a máxima: Nossas idéias brigam, nós não. Bem, este é outro principio que se perdeu em nossa sociedade, as pessoas levam para o lado pessoal e ofendem quem pensa diferente. O que acaba tornando a discussão inviável. Porventura, não é esse um dos principais problemas para se constituir uma discussão inteligente hoje em dia? As pessoas têm medo de discutir, por que tem medo de se ofender.
Ora algumas pessoas disseminam na sociedade que a verdade é relativa, e as pessoas que tem medo de se sentir ofendidas pelos outros abraçam essa bandeira pra não ter que discutir. Sobre futebol, política e religião. Mas como já foi dito é preciso discutir esses assuntos, principalmente em um ano como esse, onde há eleição a vista. As pessoas não percebem, que é exatamente esta falta de discussão que é interessante para os poderosos, afinal, eles querem se manter no poder, e não havendo discussão não haverá progresso, sem progresso sem possibilidade de mudança. Então, vamos mudar um pouco os nossos conceitos, levantar as nossas opiniões e pontos de vista, e confrontar com outros pra haver crescimento, afinal, já estamos fartos de viver em um país que cresce só nos dizeres dos economistas, queremos crescer politicamente, artisticamente, moralmente, espiritualmente e até futebolisticamente. Para isso é preciso aceitar que apesar de muitas vezes não chegarmos a um consenso sobre a verdade, ela se revela cada vez mais em uma discussão, e que é assim que se chega a perfeição da verdade.
Para finalizar, lembre-se que se um pedra for chutada e cair no rio, nós teremos a versão de quem chutou a pedra, a versão da pedra e a versão do rio, mas a verdade nua e crua é: A pedra foi chutada e caiu no rio. Não importa se a pedra acha um injustiça o que aconteceu com ela, e o rio acha que foi uma coisa boa, pois ganhou um elemento a mais, se a pedra e o rio discutirem, passarão a ver o lado do outro e chegarão a um consenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário